segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Arte em algodão e crochê

Com os olhos atentos e as mãos firmes, Milena Curado, artesã da Cidade de Goiás, cobre com pontos precisos os versos de cora-coralina, as flores, a temática dos casarios da antiga Goiás feitos a lápis no tecido de algodão cru.
A infinidade de produtos enche os olhos de quem conhece pela primeira vez o artesanato feito no algodão cru, são vestidos, saias, regatas, almofadas A qualidade das peças, com acabamento caprichado e a textura do algodão completam o atrativo aos consumidores.
Milena apaixonou-se pelo bordado aos 8 anos, técnica transmitida pela avó, que foram adaptando-se as sugestões modernas. Há quatro anos abandonou o emprego no cartório da cidade, para viver em meio às linhas e ao algodão de sacaria. Este resgate do algodão, tecido muito usado pelos escravos, foi transformado pelas mãos de Milena em utilitário com valor cultural agregado.
A habilidade de domar as agulhas ela conquistou com o tempo, hoje esta artesã de 34 anos criou a marca Cabocla, como identidade dos seus produtos. A comercialização dos produtos Cabocla começou timidamente e hoje alcança sucesso absoluto com os turistas que vem a cidade de Goias.
Os preços variam conforme o tamanho e o grau de dificuldade da confecção das peças. Apesar das dificuldades de encontrar mão de obra qualificada, a Cabocla conta com a ajuda de 10 pessoas na produção, entre bordadeiras e costureiras. Milena desenha, acompanha e define as cores utilizadas em cada peça. “Além de ir atrás de um tecido de qualidade, eu defino o design das peças, o desenvolvimento do bordado e as misturas das cores.” explica a artesã.
Milena iniciou-se um processo de mudança na vida das detentas da agencia prisional da cidade de Goiás. Após uma oficina de capacitação, as mulheres envolvidas no trabalho passaram a compor o time de profissionais que a cacbocla necessitava. Este trabalho primoroso, que já faz dois anos, permitiu a inserção no trabalho, o retorno da auto-estima e a sustentabilidade passou a ser das detentas para as famílias. “Espero ampliar esse trabalho nas unidades prisionais da região, nos meus projetos sempre consta dar oportunidades, mostrar que é possível sobreviver com habilidades como o bordado, sem precisar cair na marginalidade.”
As peças da cabocla além de proporcionar um colorido, agrega um valor que a Cidade de Goias tem tanto na arte barroca, quanto nas flores do cerrado ou nos versos da eterna Cora Coralina, fatores preponderantes que atrai cada vez mais os turistas interessados na aquisição desse artesanato.
O bau da vovo em busca de arte, encontrou a Cabocla como parceira, e é com satisfaçao que sempre estamos trazendo peças para Pirenopolis, para que todos tenham acesso a essa arte. venha e contemple!!!

Um comentário: